0 Compartilhamentos
O que fazer quando ainda não estamos prontas para assumir os fios brancos? Devemos pintá-los ou tonalizá-los? Qual dos procedimentos danificam menos os cabelos? Antes de tirar todas essas dúvidas, que tal começarmos entendendo como o cabelo muda de cor?
O pigmento do fio está no córtex, a camada interna da haste capilar. No entanto, a cor do cabelo é estabelecida no DNA e quem determina o tom é a melanina, um pigmento produzido por células chamadas melanócitos.
Por volta dos 40 anos – média que pode variar de pessoa para pessoa – a produção de melanócitos diminui, fazendo com que o cabelo comece a embranquecer.
Para que a tintura ou tonalizante penetre no córtex do fio branco, é necessário abrir a cutícula com um agente alcalinizador como a água oxigenada, por exemplo.
A cutícula é a camada mais externa do fio e ela é muito importante para manter o brilho e maciez do cabel, então quando utilizamos um alcalinizador para abri-la, ela fica desalinhada e o cabelo passa a apresentar mais frizz, se tornando mais difícil de pentear e sem brilho.
O tonalizante é uma coloração de duração semipermanente que funciona como uma maquiagem para os cabelos. O pigmento de cor é depositado na cutícula do fio e se desbota com os processos de lavagem porque a coloração é superficial e não penetra no córtex da fibra capilar, já que o tonalizante não possui amônia e utiliza um alcalinizador mais leve. Logo, o dano ao cabelo é menor, mas é necessário o retoque com maior frequência.
Já nas tinturas, o alcalinizador é mais forte, uma vez que sua fórmula leva amônia e água oxigenada. Essas substâncias fazem com que ela seja capaz de abrir a fibra do fio e permita que os pigmentos de cor penetrem e se instalem.
Com a maior abertura da cutícula, maior é o dano capilar, então, quando se trata de saúde capilar a tintura é mais nociva que o tonalizante, pois danifica mais os fios.
Uma dica simples é observar a mudança de cor do seu cabelo.
Se você ainda tem em média 30% dos fios brancos, a melhor opção é utilizar o tonalizante. Ele irá dar o efeito desejado e agredirá menos os seus cabelos.
Mas vale lembrar que mesmo optando pelo procedimento menos invasivo, devido à alteração da estrutura capilar, é preciso que o cuidado seja redobrado.
Além disso, lembre-se de utilizar os produtos adequados e na frequência correta para continuar a usar as tinturas ou tonalizantes, preservando a saúde e a beleza dos seus cabelos!
Para saber quais são os tratamentos ideais para os seus fios e a maneira correta de cuidar deles, descubra a sua categoria capilar com o nosso Quiz MyHairMe.
Juntos vamos aprender que não existe cabelo feio ou ruim, mas sim cabelos que precisam de um carinho especial.
Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com suas amigas.
2 comentários
Amei seu post 🙂 Queria saber qual melhor tratamento para
cabelo com caspa 🙁
Oi Freitas, ficamos felizes que você gostou. Dependendo do seu caso, o ideal é consultar um dermatologista.
Se for um caso de caspa moderada ou leve, existem ótimos produtos no mercado. Também é fundamental fazer a limpeza profunda do couro cabeludo com frequência usando shampoos de limpeza profunda.
Comentários estão fechados.