Mechas no cabelo
Mechas ou luzes, o importante é se sentir iluminada e ainda mais maravilhosa. Essa é uma tendência que nunca sai de moda. (Créditos: iStok)

Com que frequência devo fazer mechas?

Mechas nunca saem de moda, não é mesmo? E sabemos que as brasileiras AMAM! Mas qual a frequência certa para que elas não prejudiquem a saúde do cabelo?
0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0
0

Mechas são uma escolha quase unânime entre as mulheres quando bate o desejo de repaginar o visual, mas mesmo que não sejam realizadas diretamente na raiz do cabelo, elas são consideradas procedimentos químicos por alterarem a estrutura do fio.

Assim, é muito importante entendermos como cada química age nos nossos fios antes de iniciarmos algum processo para que a gente consiga aprender mais sobre os nossos cabelos e como cuidar melhor deles mesmo quando aderimos a algum procedimento que altera a aparência das nossas madeixas.

Como ocorre a descoloração da haste capilar?

Mechas no cabelo
Brasileira ama fazer mechas no cabelo para dar aquela iluminada e mudar o visual. Devemos ficar atentas quando o fio começar a ficar fino e sem força. Tem solução, tá? (Créditos: iStok)

Para criar mechas nos cabelos é preciso o uso de produtos clareadores que, de forma geral, degradam a melanina (pigmento) do cabelo e alteram sua estrutura química para que esta não absorva mais a luz visível. Assim, no lugar de ser absorvida pelo fio, a luz é refletida e enxergamos cores mais claras.

Mechas são uma escolha quase unânima entre as mulheres quando bate o desejo de repaginar o visual.

Os descolorantes possuem pH alcalino que dilatam a cutícula, permitindo a sua penetração no córtex, onde se encontra a melanina. Por isso o pH alcalino é extremamente prejudicial aos cabelos, pois ele danifica não só a melanina, mas também a queratina (principal proteína do cabelo) e a cutícula, resultando em cabelos ásperos, sem brilho, ressecado, poroso e quebradiços.

Qual a periodicidade correta para realizar a descoloração do cabelo?

Mechas para todas
As mechas são para todos os tipos de cabelo. A frequência para retocar ou mudar a cor é vai depender da estrutura e da saúde do cabelo de cada pessoa. (Créditos: iStok)

Como vimos, o procedimento de descoloração é bastante prejudicial à saúde dos fios. Dessa forma, a recomendação é realizar o procedimento em um intervalo médio de duas vezes ao ano.

Vale reforçar que o procedimento deve sempre ser feito por profissionais qualificados e de confiança, ficando atento ao fato de que quanto mais escuro e mais fino for o fio, maiores serão os danos. 

Então, já sabe: os cuidados devem ser redobrados!

Se você precisar realizar o procedimento de mechas mais de duas vezes ao ano, faça antes o Teste TUG. É muito simples:

  1. Na parte distal de um fio (a parte mais distante da raiz), pince com o indicador e o polegar das duas mãos, deixando mais ou menos 3cm livre.
  2. Faça uma tração(puxe como um cabo de guerra): se o fio quebrar, ele está com a resistência e elasticidade prejudicadas. 

Além disso, evite outras químicas associadas ou calor em excesso e crie um cronograma de cuidados com hidratação, nutrição e reconstrução do fio com produtos específicos para sua classe capilar.

Quer descobrir a qual classificação o seu cabelo pertence? É super fácil! Faça o Quiz MyHairMe e descubra em minutos as características do seu fio e como cuidar dele da maneira correta. Com base no seu resultado, o nosso time Hair Me indica os produtos ideais para o seu tipo de fio e couro cabeludo, assim como a forma correta de utilizá-los para garantir que você tenha cabelos loiros ou com mechas arrasadores e saudáveis!

Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe com as amigas.

Mechas no cabelo
A presente imagem é concedida e autorizada a título gratuito no site https://giphy.com abrangendo o uso da imagem acima mencionada em todo território nacional e no exterior
0 Compartilhamentos