Entenda o que são os sulfatos (créditos Canva)
Entenda o que são os sulfatos (créditos Canva)

Queda de cabelo após infecção por Covid-19

Existem muitas dúvidas sobre a relação do Covid-19 e queda de cabelo. Neste artigo iremos responder as mais frequentes sobre esse assunto.
2 Compartilhamentos
2
0
0
0
0
0

Muitos de vocês já devem ter ouvido falar ou, até mesmo, já devem ter passado por uma queda de cabelo após infecção por Covid-19, um relato habitual entre os pacientes que testaram positivo para o vírus.

Sendo assim, nossa founder dermatologista e tricologista, Lílian Salvino, selecionou as cinco dúvidas mais frequentes sobre o tema. Confira abaixo:

Existe mesmo queda de cabelo pós-Covid?

Sim, existe. A perda de cabelo pós-Covid se chama Eflúvio Telógeno, que é uma queda difusa dos cabelos causada por uma transição precoce do folículo da fase anágena (fase de crescimento) para a fase telógena (fase de repouso e posterior queda).

Quando ocorre a queda de cabelo pós-Covid?

Geralmente a queda de cabelo pós-Covid inicia-se 2 meses após o diagnóstico, existindo relato de casos de 15 dias após. Pode ser uma queda de cabelo intensa, causando uma rarefação dos cabelos na parte frontal. A duração da queda de cabelo é de 3-6 meses.

 

Por que o cabelo cai após o Covid?

Existem várias hipóteses das causas da queda de cabelo após a infecção por Covid-19:

  • A reação inflamatória causada por citocinas durante a infecção causam a morte celular nos folículos pilosos, interrompendo seu crescimento;
  • Há relatos de maior intensidade de queda de cabelo em pessoas que apresentam febre, dor no corpo e falta de ar. Os coágulos formados nos vasos durante a infecção podem causar diminuição da circulação sanguínea nos folículos, causando também queda de cabelo;
  • Medicações usadas para o tratamento da infecção também podem ser a causa da perda de cabelo;
  • Há relatos que o próprio vírus causa uma inflamação direta no folículo com interrupção da fase anágena (fase de crescimento dos cabelos);
  • Além disso, o próprio estresse emocional vivido durante a pandemia pode contribuir para o eflúvio telógeno pós-Covid.

O que fazer após a queda de cabelo? Ele irá se recuperar?

A boa notícia é que a queda de cabelo após a infecção por Covid-19 é reversível. O cabelo vai voltar a crescer, mas pode demorar um pouco. É importante procurar um dermatologista para fazer exames e avaliar a necessidade de tratamentos para recuperação do volume dos cabelos. Ter hábitos saudáveis neste período (alimentação saudável, sono adequado) para ajudar na recuperação dos cabelos também pode auxiliar.

Existe algum shampoo ou vitamina para tratar os fios pós queda?

Os shampoos anti-queda e as vitaminas podem não auxiliar nestes casos. O recomendado é procurar a ajuda de um especialista para fazer o tratamento adequado. 

Gostaram, HairLovers? O relato de queda de cabelo pós-Covid tem sido bastante comum e é importante termos ciência da causa, consequências e, sobretudo, dos cuidados a serem tomados. Além das orientações dadas por nossa founder, manter uma rotina capilar adequada ao seu tipo de cabelo também faz toda a diferença.

Os fios que começam a crescer após a queda são mais finos e com mais tendência ao frizz, então nem pensar em abusar de escova ou chapinha ou alisamento, ok? É hora de cuidar com carinho dos cabelos para que a recuperação seja plena! Estamos aqui para te ajudar.

2 Compartilhamentos