Entenda o que são os sulfatos (créditos Canva)
Entenda o que são os sulfatos (créditos Canva)

Entenda o que são os sulfatos

Você sabe qual a função dos sulfatos? Aprenda a finalidade do seu componente e descubra se vale a pena ou não usá-lo.
2 Compartilhamentos
2
0
0
0
0
0

Você já deve ter ouvido falar dos sulfatos, mas você sabe para que servem? Será que vale a pena usar? Entenda mais sobre o assunto e faça sua escolha!

O principal ingrediente de um shampoo é o surfactante. Ele tem diversas finalidades, como melhorar a textura, fazer espuma e, principalmente, limpar. Existem diferentes tipos de surfactantes, mas o mais famoso são os sulfatos.

Os sulfatos têm um alto poder de limpeza, têm uma textura boa, um bom custo-benefício para compor os shampoos e, com a combinação certa com outros surfactantes, fazem uma ótima espuma. Por isso, são os principais surfactantes usados. Os nomes mais comuns identificados na composição do shampoo são os sodium lauryl ether e o sodium lauryl ether.

Como os surfactantes funcionam?

Entenda o que são os sulfatos (créditos Canva)

De modo geral, os surfactantes desgrudam a sujeira do nosso cabelo, envolvem elas em bolhas, as famosas micelas, e com a ajuda da água, essas micelas são empurradas e caem do nosso cabelo. Quanto mais forte for o surfactante, mais bem feito esse serviço será feito e é aí que entram os sulfatos.

Nós precisamos de uma limpeza tão forte?

As vezes sim! Com o passar do dia, nosso cabelo produz sebo, acumula resíduos de células, produtos e poluição e quanto mais tempo deixamos essas sujidades em nossos fios ou quanto menor forem essas partículas de sujeira, mais difícil será de retirar, então, será necessário usar sulfatos para realizar a limpeza profunda dos fios.

Essa limpeza pode ser muito bem-vinda para cabelos mais oleosos ou que estão há mais dias sem lavar, porém, se seu cabelo é cacheado, crespo ou passou por procedimentos que o danificaram, talvez seja melhor optar por shampoos com surfactantes mais fracos ou até sem surfactante, aqueles liberados para no poo, low poo e co-wash.

Também é importante ressaltar que seu couro cabeludo e seus fios têm necessidades diferentes, o primeiro precisa estar sempre limpo para ficar saudável e o segundo precisa estar sempre bem hidratado para estar bonito. Conheça a Lavagem Segmentada #ByHairMe. Com essa técnica, você oferece os cuidados necessário para as duas partes do seu cabelo.

Mas por que algumas pessoas consideram o sulfato um vilão?

Entenda o que são os sulfatos (créditos Canva)

Talvez seja por não entenderem muito bem ou por falta de informação clara e é por isso que estamos aqui, para te explicar tudinho!

Ao realizar a limpeza profunda, os sulfatos também retiram a hidratação natural dos cabelos e, se os shampoos com esses ingredientes não forem bem formulados, eles também podem causar ressecamento da pele, o que deixa ela mais propensa a ter irritações e alergias. Mas quando o fabricante usa a combinação correta de surfactantes, o produto é suave para a pele.

As espumas produzidas pelos sulfatos podem ser prejudiciais ao meio ambiente por não serem solúveis. Mas você sabia que espuma não é necessariamente sinal de limpeza? Elas estão presentes nos shampoos porque os consumidores gostam.

Outro fator importante é que os sulfatos podem conter traços de 1,4-diloxane, uma substância com potencial cancerígeno. Mas calma, não é preciso criar pânico! Os shampoos passam por testes para garantir que essa substância não esteja presente acima do limite liberado. Então, nossa indicação é de que você use shampoos de marcar confiáveis e que sejam liberados pela ANVISA (nosso órgão que regulamenta e analisa se um produto é seguro para uso ou não).

Quer conhecer alguns shampoos com sulfatos seguros e saber se eles são para você? Faça o quiz #MyHairMe, com ele você conhece mais seu cabelo, descobre as necessidades dele, cuidados e produtos indicados para você!

2 Compartilhamentos