Cronograma Capilar entenda o que seu cabelo precisa (créditos Canva)
Cronograma Capilar entenda o que seu cabelo precisa (créditos Canva)

Cronograma Capilar: entenda o que seu cabelo precisa!

Você já ouviu falar do método Cronograma Capilar? No nosso artigo trazemos as suas principais vantagens e desvantagens.
0 Compartilhamentos
2
0
0
0
0
0

Realmente vale a pena esse tal de Cronograma Capilar? Saiba mais sobre essa técnica!

O termo cronograma capilar se popularizou nos últimos anos. Não sabemos quem criou e onde surgiu, mas se você digitar no Google aparecerão quase 6 milhões de referências.

Baseando-se em conhecimento científico, vamos conversar um pouco sobre o método Cronograma Capilar?

O que é Cronograma Capilar?

Cronograma Capilar entenda o que seu cabelo precisa (créditos Canva)

Sabemos que o fio do cabelo é uma estrutura morta, composta por várias camadas. Quando submetido a mudança de cor (tonalizantes, tintura, descoloração), da forma (alisamentos, permanentes) ou excesso de calor (uso de secador, chapinha, babyliss), há alteração da estrutura dos cabelos, abertura da cutícula e perda de proteína, causando frizz, porosidade, opacidade e quebra dos fios.

A técnica propõe um cronograma de cuidados com os cabelos, alternando as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. Ao final do período, a promessa é que seus cabelos estarão totalmente recuperados e bonitos.

No Cronograma Capilar, a hidratação significa é a reposição de água; nutrição é a reposição de lipídios; e reconstrução é a reposição de proteína ou massa capilar. Monta-se um cronograma alternando as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução de acordo com a necessidade de cada cabelo, mas na prática acaba ficando muito parecido para todos os tipos de cabelos.

Como funciona o Cronograma Capilar?

Na prática, o método Cronograma Capilar consiste em um período de 4 semanas, onde você escolhe 3 dias na semana para tratar o seu fio, revezando as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução conforme sua necessidade.

Mas não acaba aí. Para definir a ordem das etapas, você deve identificar o atual estado do seu cabelo (descobrindo se ele está poroso, ressecado, elástico, dentre diversas outras características) para, desta forma, conseguir detectar qual etapa você deve focar.

Embora alguns testes onlines te auxiliem nessa descoberta, eles acabam não sendo tão eficazes, por serem mais genéricos e pouco personalizados.

O Cronograma Capilar é uma boa escolha?

Cronograma Capilar entenda o que seu cabelo precisa (créditos Canva)

Nós acreditamos que o método Cronograma Capilar tem um ponto positivo em despertar o interesse em cuidar dos fios e com ele você cria uma forma organizada de usar suas máscaras para cabelo, mas não concordamos com a ideia de que em poucos meses tudo será resolvido e de que apenas máscaras serão o suficiente para ter fios saudáveis.

Hidratar, nutrir e reconstruir? Todos os fios precisam! Mas quais são os cuidados específicos para os seus? Cuidar do cabelo é ter uma rotina completa que envolve conhecer bem ele e usar os produtos corretos, desde o shampoo ao finalizador, de forma contínua. Caso contrário, os problemas voltarão da mesma forma ou ainda piores!

Além de descobrir a real necessidade do seu fio, outra dificuldade que pode surgir ao longo da execução do Cronograma Capilar é a de identificar qual produto é destinado para cada etapa. Por quê? Porque um produto pode ter uma composição que sirva tanto para nutrir, quanto para hidratar ou reconstruir, por exemplo.

Sugestão #HairMe

Nós propomos cuidar dos cabelos ao longo da vida! Passamos por uma jornada dos cabelos em constante transformação, já que o nosso cabelo muda conforme os hormônios; com o clima da cidade em que moramos; se mudamos a cor dos fios; se exageramos na chapinha; se fazemos atividade física ou não; se tiramos férias; etc.

O cuidado que devemos ter com os nossos fios é algo dinâmico e contínuo que não se resume a uma programação genérica de uso de máscaras. É como uma dieta: cada pessoa tem uma necessidade diferente e ela pode ser modificada com o passar do tempo.

Pode parecer difícil, mas nós estamos aqui para te ajudar. Faça o quiz #MyHairMe, conheça mais sobre seu cabelo e as necessidades dele, descubra a rotina capilar completa criada para seu tipo de fio e couro cabeludo, além de saber quais são os produtos indicados para eles. Depois leia nossos artigos e faça suas escolhas!

E lembre-se: quando falamos em Rotina Capilar, entenda que são os cuidados diários e contínuos com seu cabelo que o tornam lindo do jeito que você gosta e se sente bem.

Cronograma Capilar (créditos Tenor)
2 Compartilhamentos