
Corte químico: o que fazer?
Você sabia que descolorir e pintar os fios, alisamentos, calor em excesso..tudo isso pode estimular o corte químico? E agora? O que fazer?
Se você já passou por um corte químico, então, você conhece o desespero que é ver seu cabelo se desintegrar!
Corte químico é o rompimento das estruturas da haste capilar causado por excesso ou combinação de procedimentos que danificam de forma definitiva o cabelo.
O córtex do fio é responsável pelas propriedades mecânicas da fibra capilar e corresponde de 70% a 90% do total da haste. Os principais componentes dela são as queratinas formadas por aminoácidos ligados fortemente entre si. Essas ligações, chamadas pontes dissulfetos, que mantém a resistência dos cabelos.
Para romper a resistência dessa estrutura complexa e perfeita de ligações entre os aminoácidos é preciso muita agressão. Ou seja, descolorir e pintar os fios, alisamentos, usar chapinha, secador, babyliss… Tudo aquilo que adoramos fazer junto e misturado!
A maior causa de corte químico é a combinação da descoloração com alisamento. Mas apenas uma sessão de luzes pode ser letal para os seus fios.
O rompimento das estruturas pode acontecer imediatamente ou até meses depois das agressões.
A influenciadora digital Malu Bombonati passou recentemente por um caso de corte químico e contou para a #hairme a sensação de como foi vivenciar uma situação tão delicada com o seu cabelo.
A hairme acredita que não é preciso privar as pessoas de experimentar todo o potencial do seu cabelo desde que ele esteja bonito e saudável. Contudo, para casos extremos como o corte químico, é preciso dar um intervalo entre as químicas e intensificar o cuidado com os fios.
Faça hidratação pré-lavagem alternando com o uso de máscaras, faça o teste das mechas antes de descolorir todo o cabelo, evite calor em excesso e escolha um bom profissional para cuidar de você.
Dica #hairme: Alisar e descolorir ao mesmo tempo não é uma boa opção! São procedimentos muito agressivos para serem feitos juntos. Faça um de cada vez e em períodos espaçados.
Se você ainda não fez o nosso quiz, sugerimos que faça para descobrir a rotina capilar #byhairme ideal para o seu cabelo e os produtos indicados para sua categoria de fio! Assim você vai manter sempre o cabelo bem cuidado e saudável. Mas não esqueça de sempre refazer o quiz quando fizer qualquer novo procedimento.
Como reconhecer um corte químico?
Os fios ficam porosos, ásperos, sem brilho e elásticos. Mas você pode fazer o TUG teste para confirmar – coloque uma pequena mecha de fios entre os dedos e faça uma tração, se quebrar, seus cabelos apresentam chances de sofrer um corte químico.
E agora?
O ideal é cortar o cabelo para diminuir os danos, intensificar os cuidados com os fios seguindo a rotina de cuidados capilar #byhairme, aguardar seu cabelo recuperar a vitalidade antes de fazer alguma química. Se possível, evite calor em excesso também.
Esse processo exige paciência, mas tudo vai voltar ao normal e a hairme está aqui para te ajudar a criar uma relação mais saudável entre você e seu cabelo!
Porque lindo mesmo é conhecer bem o seu cabelo.
Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe com as amigas.
2 comentários
Wow, I really liked what I saw here 🙂 I would like to know
what is the best hydration for dry and lifeless hair 🙁 my is
very complicated kkk
Hi Bélit, did you try our quiz? If you do it, you can find the best products for your type of hair.
Comentários estão fechados.