Sabe aqueles fios arrepiados, que não importa o que você faça, parece que eles insistem em não ceder? Pois é, esse é tão famoso e temido frizz. Não pense que ele é um problema exclusivo dos seus cabelos, pois o frizz está presente na vida de quase todas as mulheres e o aparecimento dele independe também do tipo de cabelo.
O que leva um cabelo a ter o frizz?
O frizz capilar ocorre quando algo prejudica a cutícula do cabelo. A cutícula é a camada mais externa da haste capilar, formada por várias camadas de células unidas umas às outras e que funciona como uma espécie de telhado de proteção para o fio. Assim, uma cutícula íntegra forma uma superfície lisa que reflete a luz, dando ao cabelo o brilho e a maciez adequados, facilitando o processo de pentear.

Quando a cutícula está desalinhada, o frizz acaba aparecendo. Um dos principais motivos é a ausência de água e nutrientes somados a outros fatores, como tinturas, descoloração ou até mesmo ao uso de chapinhas, secadores, etc.
Um dos principais motivos que contribui para esse efeito arrepiado é o ressecamento ocasionado pela ausência de água e nutrientes, o que pode fazer com que as cutículas se abram e absorvam a umidade do ar.
A partir daí, temos uma ativação das cargas elétricas dos fios que, consequentemente, ficam arrepiados. Esse efeito é causado por fatores que prejudicam a cutícula, como, por exemplo, o calor em excesso das chapinhas, babyliss, modeladores e secadores. Além disso, ele também se dá pelo uso dos produtos com pH alcalino, que abrem a cutícula e são comumente usados nas tinturas, tonalizantes, descoloração e alisamentos.

Como já mencionado, a umidade do ar (água) em excesso muda a estrutura do fio de forma temporária, ativando as cargas elétricas e causando o frizz. Por isso, se sairmos de cabelos molhados, ficarmos expostas a garoa ou a chuva, ele pode ficar fora do lugar. O processo errado de pentear e enxugar os cabelos (como realiza-los com muita força) também contribui para causar o frizz.
O que fazer para melhorar esse aspecto?
Seguir uma rotina de cuidados que envolve hidratação, nutrição e reconstrução capilar é o segredo para driblar esse efeito indesejado no cabelo. Usar produtos que alinhem a cutícula, como as máscaras, condicionadores concentrados, produtos na pré-lavagem e leave-in potentes também é fundamental.

Conheça os produtos adequados para seu tipo de fio e couro cabeludo no nosso Quiz #MyHairMe! Você vai descobrir como é fácil cuidar dos seus cabelos e ficar livre do frizz!
Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe.