Cabelo com Frizz - @byHairMe
Calma! Sabemos que esse tema não é fácil. O frizz pode aparecer devido a muitos motivos. Ter hábitos mais saudável para o seu cabelo é um primeiro passo fugir do frizz. (Créditos: iStok)

Mas, afinal, o que é o frizz?

Frizz deixa muita mulher de cabelo em pé. Literalmente. Mas o que leva um cabelo a ter frizz?
0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0
0

Sabe aqueles fios arrepiados, que não importa o que você faça, parece que eles insistem em não ceder? Pois é, esse é tão famoso e temido frizz. Não pense que ele é um problema exclusivo dos seus cabelos, pois o frizz está presente na vida de quase todas as mulheres e o aparecimento dele independe também do tipo de cabelo. 

O que leva um cabelo a ter o frizz?

O frizz capilar ocorre quando algo prejudica a cutícula do cabelo. A cutícula é a camada mais externa da haste capilar, formada por várias camadas de células unidas umas às outras e que funciona como uma espécie de telhado de proteção para o fio. Assim, uma cutícula íntegra forma uma superfície lisa que reflete a luz, dando ao cabelo o brilho e a maciez adequados, facilitando o processo de pentear.

Causas do Frizz
Os tratamentos químicos e as agressões térmicas que submetemos ao nosso cabelo podem gerar muito frizz. Se não dá para viver sem eles, temos que cuidar ainda mais da saúde do nosso cabelo. (Créditos: iStok)
Quando a cutícula está desalinhada, o frizz acaba aparecendo. Um dos principais motivos é a ausência de água e nutrientes somados a outros fatores, como tinturas, descoloração ou até mesmo ao uso de chapinhas, secadores, etc.

Um dos principais motivos que contribui para esse efeito arrepiado é o ressecamento ocasionado pela ausência de água e nutrientes, o que pode fazer com que as cutículas se abram e absorvam a umidade do ar.

A partir daí, temos uma ativação das cargas elétricas dos fios que, consequentemente, ficam arrepiados. Esse efeito é causado por fatores que prejudicam a cutícula, como, por exemplo, o calor em excesso das chapinhas, babyliss, modeladores e secadores. Além disso, ele também se dá pelo uso dos produtos com pH alcalino, que abrem a cutícula e são comumente usados nas tinturas, tonalizantes, descoloração e alisamentos. 

O que é Frizz?
A presente imagem é concedida e autorizada a título gratuito no site https://giphy.com abrangendo o uso da imagem acima mencionada em todo território nacional e no exterior

Como já mencionado, a umidade do ar (água) em excesso muda a estrutura do fio de forma temporária, ativando as cargas elétricas e causando o frizz. Por isso, se sairmos de cabelos molhados, ficarmos expostas a garoa ou a chuva, ele pode ficar fora do lugar. O processo errado de pentear e enxugar os cabelos (como realiza-los com muita força) também contribui para causar o frizz.

O que fazer para melhorar esse aspecto?

Seguir uma rotina de cuidados que envolve hidratação, nutrição e reconstrução capilar é o segredo para driblar esse efeito indesejado no cabelo. Usar produtos que alinhem a cutícula, como as máscaras, condicionadores concentrados, produtos na pré-lavagem e leave-in potentes também é fundamental.

Cabelo sem frizz
Tire um momento para cuidar do seu cabelo e de si mesma. Aproveite para transformar esse momento momento de auto-cuidado em uma parte especial da sua rotina. (Créditos: iStok)

Conheça os produtos adequados para seu tipo de fio e couro cabeludo no nosso Quiz #MyHairMe! Você vai descobrir como é fácil cuidar dos seus cabelos e ficar livre do frizz!

Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe.

0 Compartilhamentos