Queda de cabelo no banho
Lavar o cabelo é uma parte fundamental para a saúde do seu cabelo. A queda dos fios pode estar relacionada a outros fatores e lavagem correta vai contribuir para um cabelo mais forte e bonito. (Créditos: iStok)

Lavar os cabelos todos os dias piora a queda de cabelo?

Mito ou verdade? Entenda como funciona o seu ciclo capilar.
0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0
0

Essa questão é uma das mais famosas quando se trata de queda de cabelo, mas se você respondeu “NÃO” a essa pergunta, então acertou na mosca!

Esse é um grande mito sobre a queda capilar e não deve ser levado a sério porque, na verdade, a higienização regular do couro cabeludo reduz as chances de queda e não ao contrário.

A lavagem dos fios todos os dias apenas remove aqueles que caíram e estão soltos.  

O que de fato deve ser levado em consideração sobre a necessidade da lavagem diária do cabelo é a classificação do seu tipo de cabelo (descubra realizando o Quiz MyHairMe), pois dependendo das características do seu fio e couro cabeludo, o hábito de lavá-lo todos os dias pode tirar a proteção natural dos fios, causando ressecamento.

Entenda como funciona o ciclo capilar

Para entendermos melhor essa questão, vamos falar mais sobre ciclo capilar.

Todo fio que está no nosso couro cabeludo tem um ciclo de vida, que acontece em três fases:

  1. Anagéna – fase de crescimento
  2. Catágena – fase de repouso
  3. Telógena – fase de queda
Em torno de 85% a 90% dos fios estão na fase de crescimento (Anagéna) e apenas de 10% a 15% estão na fase de queda (Telógena).

Assim, fica mais fácil compreender a quantidade normal de cabelos que devem cair diariamente.

Os fios se “soltam” quando são manipulados, ou seja, quando os cabelos são lavados ou penteados, então, não é por causa da lavagem que eles caem. Eles já iriam cair de qualquer forma, pois a raiz do cabelo já estava solta!

Leia também nosso artigo sobre crescimento dos cabelos.

O que de fato provoca a queda do cabelo?

Queda de cabelo
Quando a queda do cabelo é excessiva, você deve consultar um médico dermatologista para investigar melhor os motivos para isso. Observe seu cabelo, procure por hábitos mais saudáveis e cuide da sua auto-estima. (Créditos: iStok)

Se você sentir que a queda dos fios aumentou (isso é percebido geralmente no banho, durante a lavagem), talvez seja importante procurar ajuda de um dermatologista.

Diversos fatores fazem o cabelo sair da fase de crescimento e entrar na fase de queda precocemente, e a queda, na verdade, está geralmente relacionada às questões internas que ocorrem no bulbo capilar.

Nestes casos, não existe nenhum produto cosmético capaz de ajudar a resolver o problema, então a ajuda médica especializada é o único caminho para resolver a saúde do cabelo e também a do seu organismo.

A queda de cabelo pode ser um sinal de alerta importante de que algo não vai bem com a saúde do seu corpo, mas não se assuste! A equipe especializada da Hair Me está aqui para te auxiliar no que for preciso. 

Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe.

0 Compartilhamentos