Jornada do Cabelo - HairMe
A jornada do seu cabelo acompanha os diferentes momentos da sua vida. E por isso, ele precisa de cuidados especiais sempre. (créditos: iStok)

Jornada dos Cabelos

Assim como cada época da nossa vida, nossos cabelos também vivem diferentes fases. Vem descobrir com a gente essa jornada!
0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0
0

Assim como cada época da nossa vida, nossos cabelos também vivem diferentes fases.

A quantidade de folículos pilosos é a mesma desde o nascimento até a maturidade, mas eles passam por mudanças onde se tem uma alteração na densidade capilar (número de fios por área), na espessura e na qualidade do fio.

A Jornada dos Cabelos nada mais é do que a minuciosidade das fases capilares que passamos e a forma como lidamos com cada uma delas.

Conhecendo as etapas

Infância

Jornada do cabelo
A Jornada do Cabelo começa já na infância e é importante cuidado e carinho com cada fio. (Créditos: iStok)

A primeira fase começa na infância, quando o cabelo está em sua estrutura natural e geralmente apresenta uma pigmentação mais clara.

Normalmente, a criança não se importa com a cor ou formato do fio, então quando ela apresenta uma percepção da aparência capilar pode ser que tenha sofrido algum tipo de influência familiar ou até mesmo de algum amiguinho que a fez questionar o aspecto e, consequentemente, a beleza dos seus cabelos.

A família e os amiguinhos possuem um papel fundamental na construção e formação da auto-estima da criança. Precisamos ficar atentos para contribuirmos com o crescimento de uma pessoa mais forte e segura.

Juventude

Jornada do Cabelo
A adolescência é um momento de muita transformação. É natural que o cabelo acompanhe cada fase dessa jornada. Empodere-se da sua beleza. (Crédito: iStok)

Quando vem a adolescência, o cabelo entra no auge do volume e nesta fase, por ação dos hormônios, o couro cabeludo pode ficar mais oleoso. 

Nessa etapa também começam as descobertas acerca do que gostamos, quais são as características da nossa personalidade e, principalmente, como vamos aceitar quem somos, fazendo com que tenhamos aquele desejo de mudança na forma e na cor do cabelo.

É nessa fase que nossa personalidade aflora e o nosso cabelo se transforma em uma forma de expressão pessoal. Por isso, se faz ainda mais importante manter os cabelos sempre saudáveis e bem cuidados.

É aqui que normalmente se inicia o ciclo vicioso que faz mal aos cabelos.

Sem o devido conhecimento e cuidados necessários, os jovens dão início aos processos de alisamento com a utilização de processos químicos, exposição excessiva a altas temperaturas com escovas, chapinhas e modeladores, além de muitos momentos de expressão pessoal com o uso de descoloração e tinturas.

Maturidade

Jornada do Cabelo
O cabelo também envelhece e é importante resgatar dar uma atenção especial a ele depois de tantos anos te acompanhando, não é mesmo? (Créditos: iStok)

Chegando na fase adulta, a maturidade nos faz perceber que o cabelo precisa de cuidados e pensamos em como sanar os danos provocados na juventude ao mesmo tempo em que novas características surgem nesse processo de muita paciência, autoaceitação e carinho consigo mesma.

Seja por questões sociais ou por fatores hormonais, o cabelo fica mais fino e sem volume após os 40. É uma fase que exige paciência, autoaceitação e carinho consigo mesma.

Seja por questões sociais, como tingir os fios brancos por pressões estéticas, ou por fatores hormonais, como o pós parto ou cabelos mais finos e sem volume após os 40, nós sempre precisamos aprender a conciliar diferentes pilares da nossa existência com a saúde das nossas madeixas.

Além das fases da vida que provocam as alterações na estrutura capilar, existem ainda outros fatores que afetam os cabelos, como o clima da cidade, a prática de atividade física, hábitos que envolvem exposição ao sol, mar e piscina, algumas profissões, questões de saúde, dentre outros, então, temos muito a levar em consideração quando se trata de rever a relação com eles.

Jornada do Cabelo
A presente imagem é concedida e autorizada a título gratuito no site https://giphy.com abrangendo o uso da imagem acima mencionada em todo território nacional e no exterior

Ufa! Você nem imaginava que a experiência capilar durante a vida é uma verdadeira jornada, não é mesmo?  

E assim como as nossas opiniões mudam no decorrer das fases, as necessidades de cuidados com os cabelos também poderão mudar ao longo dos anos.

Para deixar essa jornada ainda mais simples e gostosa, realize o nosso Quiz #MyHairMe! Nós estamos aqui para te guiar com uma consultoria especializada independente de qual fase da vida você está, te auxiliando na hora de cuidar dos seus fios de acordo com sua categoria capilar e indicando sempre os melhores produtos.

Começar o #MyHairMe.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe.

0 Compartilhamentos