Cortar o cabelo na lua crescente faz crescer mais rápido? - @byHairMe
Existem muitas lendas a respeito da melhor época para se cortar o cabelo. Mas a dúvida que fica é: isso realmente funciona?

Cortar o cabelo na lua crescente faz crescer mais rápido?

Mito ou verdade? São inúmeras teorias a respeito do cabelo com as fases da lua. Será mesmo que funciona?
0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0
0

Existem muitas lendas acerca dos efeitos da lua sobre o cabelo e o famoso “corte lunar” vende a tese de que, ao cortar alguns centímetros de cabelo durante a noite de lua cheia, você pode trazer inúmeros benefícios para o cabelo (como mais força, um crescimento mais rápido e fios mais densos).

Seria maravilhoso, né? Mas sentimos informar que essa lenda é na verdade um mito: o ciclo capilar não depende da fase da lua, mas sim de inúmeros outros fatores!

Como funciona o ciclo de vida do cabelo?

Cabelo e a Lua
A presente imagem é concedida e autorizada a título gratuito no site https://giphy.com abrangendo o uso da imagem acima mencionada em todo território nacional e no exterior

Todo fio de cabelo presente no couro cabeludo tem um ciclo de vida determinado geneticamente e esse ciclo acontece em fases bem definidas que exercem funções importantes para saúde dos fios.

A fase de crescimento é chamada de Anágena e dura de 2 a 6 anos.

O crescimento do cabelo acontece num ritmo saudável e apresenta, em média, um crescimento de 1cm por mês.

A fase de involução do fio, conhecida como Catágena, se trata de quando o crescimento do fio para e a raiz se desprende da papila que se localiza a 4mm abaixo da pele, sendo responsável por regular o ciclo de vida do cabelo.

Por fim, chegando na fase final denominada Telógena, a papila repousa e a raiz encolhe.

Sem receber os nutrientes fornecidos pela papila, a raiz abre espaço para o nascimento de novos fios no folículo capilar, ocasionado a queda dos fios velhos.

Em torno de 85% a 90% dos fios estão em processo de crescimento, enquanto de 10% a 15% estão passando pelo processo de queda natural.

Esse é o processo normal da vida capilar, porém alguns fatores estimulam a queda dos fios, como deficiências nutricionais, anemia, alterações na tireóide, cirurgias, pós parto, algumas medicações, emagrecimento rápido, dentre outros.

Como manter os cabelos saudáveis e auxiliar o crescimento dos fios?

Corte de cabelo e a lua
Cortar as pontinhas nem sempre é o que queremos, mas necessário. Quando cuidamos bem dos nossos fios, demoramos mais para cortar as pontinhas e ele vai ficar longo por mais tempo. Concordam? (Créditos: iStok)

Hábitos saudáveis facilitam o crescimento dos fios e alguns tratamentos dermatológicos também contribuem para que o fio possa crescer mais rápido.

Portanto, não se engane com promessas falsas ou produtos milagrosos!

Apesar de ter muitos adeptos pelo mundo, a influência da fase lunar sobre os cabelos segue sem nenhuma comprovação cientifica até o momento.

Conte sempre com o nosso time formado por especialistas em cabelos para lhe trazer informações importantes e verdadeiras sobre a saúde e os cuidados com seus cabelos!

Recomendamos, por exemplo, o corte de alguns centímetros a cada três meses para evitar pontas duplas, e de quebra, dar um ar saudável ao cabelo, além de manter a definição do corte.

Além disso, descubra sua classificação capilar com o Quiz #MyHairMe e receba informações de qualidade sobre o seu tipo de fio, couro cabeludo e a melhor maneira de cuidar das madeixas com dicas, sugestões de produtos e tratamentos que vão de fato contribuir para um crescimento saudável e bonito durante a sua jornada dos cabelos!

Quer outras dicas para um cabelo saudável?

Aproveite para também ler nosso artigo sobre a estrutura do fio capilar para aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre o seu cabelo.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com as amigas.

0 Compartilhamentos
348 comentários

Comentários estão fechados.