Estrutura Capilar
Estrutura Capilar – @ByHairMe

Conheça as partes da estrutura do fio e a importância de cada uma delas

Cutícula, córtex e medula: conheça a estrutura do fio do seu cabelo e deixe ele mais saudável.
0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0
0

Sabia que conhecer a estrutura dos seus fios e saber a importância de cada camada que ela possui é o primeiro passo para que você cuide adequadamente da saúde e da beleza dos seus cabelos?

A fibra capilar, que vai da raiz até as pontas, não é uma estrutura única, ela é dividida em partes importantes que possuem funções específicas e trabalham para manter os cabelos bonitos e saudáveis.

As camadas da fibra capilar são:

1. Cutícula

2. Córtex

3. Medula

Estrutura do Fio

Cutícula

A cutícula é a parte fundamental para manter a nutrição e hidratação do fio.

Quando se encontra em sua forma íntegra, ela apresenta um aspecto alinhado que reflete a luz e garante a maciez e o brilho intenso nos cabelos.

Por ser a primeira parte dele, a cutícula é uma camada externa composta por uma combinação de queratina e ceramidas. Esses dois componentes atuam em conjunto como uma barreira protetora e mantém as estruturas fechadas em equilibro, tendo como função principal a de proteger o córtex contra a ação dos produtos químicos e evitar que os fios sejam agredidos. Por isso, quanto mais alinhadas e fechadas as cutículas estiverem, melhor será o resultado para a saúde dos fios.

Os principais fatores de controle da saúde da cutícula é o pH e a temperatura.

Isso que dizer que:

  • o pH alcalino (maior que 7) e a temperatura elevada abrem a cutícula capilar
  • o pH ácido (menor que 7) e temperaturas baixa mantém a cutícula fechada.

Córtex

O córtex é o responsável por definir forma, cor, resistência, elasticidade, quantidade natural de umidade dos fios e a sua força.

O córtex, por sua vez, é a região mais importante do fio. 

É no córtex onde ficam armazenadas as proteínas originadas pela queratina que oferecem a resistência do fio. Essa camada é formada por uma união de fibras em cadeia espiral e essa estrutura é responsável por características como a elasticidade e a força, aspectos que garantem a firmeza ao pentear os cabelos sem o risco de que eles quebrem ou caiam totalmente.

Medula

A medula é responsável por distribuir minerais e nutrientes da raiz até as pontas dos cabelos, permitindo que eles cresçam.

Partindo para o centro do fio, encontramos a medula capilar que atua como um canal denso de células ricas em queratina.

Ela é a única parte da fibra capilar que está em contato direto com o bulbo e só é encontrada nos fios mais grossos ou nos brancos.

Algumas pessoas podem ter fios com a ausência da medula, mas o canal medular pode estar preenchido por queratina com a função de auxiliar a termorregulação ou vazio.

Agora que conheço a estrutura do meu cabelo, qual o próximo passo?​

Com esse conhecimento capilar já deu para perceber que o fio de cabelo é uma estrutura mais complexa do que se imagina, certo? Sendo assim, ela precisa de atenção em todas as suas camadas.

É por isso que estamos aqui! Com uma consultoria exclusiva, oferecemos o apoio e as informações necessárias para um cuidado adequado dos seus fios e couro cabeludo, com orientação sobre os melhores produtos, dicas de utilização e formas de aplicação ideais, de acordo com cada perfil capilar.

Também temos uma curadoria de produtos para auxiliar ainda mais no seu dia a dia, te esperando no final da sua jornada dos cabelos com a gente.

Quer começar uma nova relação com as suas madeixas agora mesmo?

Acesse o nosso Quiz #MyHairMe e comece já o seu diagnóstico capilar.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe.

0 Compartilhamentos
1 comentário
  1. Aqui é a Rita Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

Comentários estão fechados.