Chapinha e Secador - @ByHairMe
Chapinha, secador, babyliss! São nossos amigos e inimigos ao mesmo tempo, não é mesmo? (crédito: iStok)

Até qual temperatura os fios capilares resistem?

Se você usa secador, chapinha ou babyliss todos os dias, você precisa ler esse artigo.
0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0
0

É maravilhoso quando fazemos algum procedimento capilar, como escova ou alisamento com chapinhas, e o cabelo fica com o aspecto que queríamos, né?

Apesar de sairmos satisfeitas com o visual, é importante sabermos que a exposição excessiva a altas temperaturas pode danificar de forma irreversível os fios porque existe uma temperatura máxima que os nossos cabelos conseguem suportar.

O que acontece com meu cabelo ao receber fontes de calor?

Secador e Chapinha
Secador de cabelo está na rotina de grande parte das brasileiras. Dependendo do seu uso, a atenção com os danos precisam ser redobrados. (crédito: iStok)
A fibra capilar é naturalmente adaptada para resistir a uma temperatura entre 80ºC a 100°C sem que sofra alteração no seu estado natural.

Essa média de temperatura é suficiente para a secagem natural do cabelo, mas quando buscamos uma secagem modeladora, os fios precisam ser expostos a temperaturas superiores a 135ºC e inferiores a 230ºC.

A exposição a esse grau de calor leva a evaporação da água presente na estrutura da fibra capilar (que faz parte da sua constituição) e, assim, acontece a desnaturação da queratina.

O resultado? A queratina perde a sua forma original e passa a ter o formato em que foi modelada, mas quando entra em contato novamente com a água acaba voltando ao seu formato original.

Quando a temperatura é mantida abaixo de 230°C ela consegue remover a umidade, rompendo as pontes de hidrogênio e dando um novo formato para o fio sem causar um dano drástico e permanente aos cabelos.

Mas atenção! Esse limite de calor também requer cuidados, pois a retirada da água presente na fibra capilar diminui temporariamente a elasticidade do cabelo e o deixa suscetível à quebra.

Ainda assim, mesmo perdendo a sua umidade natural e necessária, os fios podem recuperá-la parcialmente ou quase totalmente se a exposição às altas temperaturas for realizada da maneira correta e com os produtos certos.

Chapinha By HairMe
Para quem ama uma chapinha, precisa ter um cuidado extra com a hidratação dos fios. (crédito: iStok)
Os danos graves aos cabelos e que podem ser irreversíveis começam a se apresentar quando as temperaturas as quais os fios são expostos ultrapassam 230ºC e possuem uma frequência elevada.

Nesse caso, é possível que nem mesmo os tratamentos com cosméticos sejam capazes de recuperar a fibra capilar.

Já no pior dos cenários, quando a exposição ultrapassa 350°C, ocorre uma perda rápida da massa capilar que afeta todas as camadas estruturais que protegem o fio, chegando ao colapso total dos cabelos!

Por isso, é muito importante saber a forma correta da utilização dos aparelhos de modelagem capilar e, sempre que possível, contar com o apoio e recomendação profissional.

Além disso, é preciso conhecer a qual categoria o seu fio pertence para redobrar a rotina de cuidados adequados aos cabelos quando eles são expostos a altas temperaturas com uma determinada frequência.

Secador e chapinha
A presente imagem é concedida e autorizada a título gratuito no site https://giphy.com abrangendo o uso da imagem acima mencionada em todo território nacional e no exterior

Quer recuperar a vitalidade dos seus fios? Descubra realizando o Quiz MyHairMe! 

Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com as amigas.

0 Compartilhamentos